sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aplicação de arbusticida - esclarecimentos

Relativamente à questão da aplicação de arbusticida na mata do Jamor, recebemos os seguintes esclarecimentos do IDP, que muito agradecemos. Com base nestas informações e como choveu nos últimos dias, a aplicação terá sido provavelmente adiada, pelo que recomendamos que mantenham as precauções aplicáveis nestes casos, principalmente com os cães.

Informações recebidas do IDP:

"O tratamento em curso consiste numa aplicação localizada de arbusticida - apenas em pés de plantas invasoras, que embora cortadas anteriormente no decurso da operação de limpeza da mata, se apresentam em fase de rebentação - e não numa aplicação generalizada.

Tratando-se de uma intervenção localizada, é difícil estabelecer com rigor as áreas a intervencionar, sendo que, para a mata a nascente do Jamor, a previsão inicial de aplicação de arbusticida é de 20 de Novembro a 30 de Novembro. Realça-se no entanto, que este planeamento poderá ser ajustado em função das condições meteorológicas, uma vez que o produto não deve ser aplicado quando se prevê a ocorrência de precipitação.

A intervenção na mata a poente do Jamor, cujo corte e a limpeza foram efectuados mais tarde, ocorrerá quando se verificar a rebentação das espécies invasoras, e será igualmente alvo de publicitação, através da instalação de avisos nas áreas a intervencionar.

A substância activa do produto utilizado é o glifosato de amónio (tipo Roundup), aplicado diluído em 5% do volume de água.

Como prazo de segurança devem considerar-se 3 dias."

Sem comentários:

Enviar um comentário