quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"Debate" na Antena 1

Aqui há umas semanas atrás, fomos convidados a participar num "debate" na Antena 1, no programa Portugal em Directo, em que o outro convidado seria a Federação Portuguesa de Golfe (FPG). Nessa altura, informámos a jornalista que o nosso interlocutor deveria ser o IDP, pois é ele o dono da obra e responsável pela construção do campo de golfe.

Praticamente em cima do dia do dito "debate", telefonaram-nos da Antena 1 a confirmar. Perguntámos então quem seriam os outros participantes. Foi-nos dito que seriam o IDP e a FPG. Naturalmente, recusámos participar nessas condições, pois não seria uma situação justa nem equilibrada, mas sim uma situação de 2 contra 1 porque o IDP e a FPG defendem o mesmo ponto de vista.

Propusemos que o número de convidados fosse reduzido para 2 ou aumentado para 4, de forma a conseguir um equilíbrio entre os pontos de vista, mas a nossa sugestão não foi aceite pela Antena 1. Assim, o dito "debate" acabou por se realizar só com a participação do IDP e da FPG.

Naturalmente, temos o maior interesse em divulgar a nossa causa e fazer o que estiver ao nosso alcance para a promover, mas isso não inclui aceitar seja o que for, muito menos situações desequilibradas e injustas à partida, mesmo que lhes chamem "debates". Um verdadeiro debate dá o mesmo espaço a todos os pontos de vista; não dois terços do espaço a um e apenas um terço a outro, como a Antena 1 pretendia fazer.

Tínhamos resolvido não referir aqui este assunto, mas soubemos recentemente que foi dito pela jornalista da Antena 1 no referido "debate" que não estavamos lá porque nos tínhamos recusado a participar juntamente com a FPG. A bem da verdade, aqui ficam as nossas razões.

Sem comentários:

Enviar um comentário