quinta-feira, 18 de março de 2010

Água dos furos contaminada

O Delegado Regional de Saúde emitiu ontem uma informação destinada à população a comunicar que tinham sido detectadas falhas na desinfecção da água proveniente de dois furos localizados no Complexo Desportivo do Jamor, resultantes em grave risco para a saúde humana devido a ter sido detectada contaminação microbiológica dessa água, nomeadamente por bactérias fecais.

Por isso, proibiu a sua utilização para banhos e consumo humano até que as anomalias sejam corrigidas.

Como só parte do complexo é que é abastecida por estes furos, a proibição abrange:

1 - O estádio principal (nº 1) e os seus balneários e o café;
2 -A secção de rugby e o ginásio adjacente.

Por nós, esperamos que a origem da contaminação da água dos furos seja investigada para que se possa descobrir o que está a acontecer. Naturalmente, também esperamos que as falhas na desinfecção da água sejam corrigidas o mais depressa possível.

6 comentários:

  1. Olá a todos,

    De facto, estranhei que, há dias, quando me dirigi à casa de banho normalmente aberta ao público no Estádio de Honra (junto ao túnel que dá acesso ao Estádio), tenha encontrado a mesma fechada e sem qualquer aviso.

    Bem, a verdade é que normalmente costumava beber dessa água... O que se passa ao certo?!... Dá para assustar, claro. E em relação à bica de água junto à capela, passa-se alguma coisa?

    Agradeço resposta em breve. Obrigado e cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. O que sabemos com base no comunicado do Delegado Regional de Saúde é que a água dos furos estava imprópria para consumo, apresentado graves riscos para a saúde pública, devido a problemas no seu tratamento por parte do IDP. Segundo a notícia publicada no Jornal Record, as autoridades de saúde já andavam a avisar o IDP há 2 meses, mas este não tinha tomado nenhumas providências. Ainda segundo a mesma notícia, o IDP iria tratar do assunto brevemente. Até que as autoridades de saúde estejam convencidas que está tudo em ordem, mantém-se a proibição de usar essa água, mesmo para banhos.
    Quanto à água da bica junto à capela, não lhe sabemos dizer se se pode beber ou não, nem se a sua origem é a mesma que a água dos furos usada no Estádio e no Rugby. Por via das dúvidas, talvez seja melhor não beber...

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Muito obrigado pela vossa pronta resposta e esclarecimentos.

    A verdade é que mesmo assim fiquei preocupado... Como sou utente (e amigo, e admirador, e "adicto") regular do Estádio Nacional, costumo lá correr 4/5 vezes por semana, e normalmente bebia água nessa casa de banho junto ao túnel de acesso ao Estádio de Honra... Mas enfim, creio que se algo ocorresse de mau no meu organismo, já teria sentido os efeitos.

    Ainda ontem bebi água da bica junto à capela, pois a mesma bica não foi fechada ou neutralizada, o que aconteceu, por exemplo, com a bica que fica junto à bancada sul do Estádio de Honra. Na verdade, nem um único aviso foi prestado aos utentes, quando podíamos ter sido alertados para esse facto, quanto mais não fosse pela afixação de avisos sob a forma escrita. E a bica junto à capela é, nesse circuito de manutenção, o único local onde se pode beber água. Resta-me não beber aí também...

    Muitos parabéns pelo vosso blogue. Como amigo indefectível do Estádio Nacional, e frequentador do mesmo há 40 anos, praticamente desde que nasci, fico imensamente feliz por encontrar quem pensa como eu, em relação àquilo que deve ser feito para preservar e melhorar este espaço verde maravilhoso de que ainda dispomos.

    Bem hajam e cumprimentos.

    PS: Há posts vossos com alguns meses que gostava de comentar, e fá-lo-ei mais tarde, hoje ou amanhã.

    ResponderEliminar
  4. Caro Águia Vermelha,

    Muito obrigado pela sua mensagem! Se nos enviar um e-mail para amigosestadionacional@gmail.com, teremos muito gosto em enviar-lhe cópia do comunicado do Director Regional de Saúde sobre a questão da água.

    ResponderEliminar
  5. Caros Amigos do E.N.;

    Frequento quase diariamente a zona do Ténis e do Parque Urbano onde há torneiras e bicas ao alcance das crianças. Agora fiquei sem saber se também essas oferecem perigo assim como os respectivos estabelecimentos de restauração.

    ResponderEliminar
  6. Cara Isabel,
    Segundo a informação do Delegado Regional de Saúde, o problema só afecta as infra-estruturas abastecidas pelos furos, ou seja as do Estádio de Honra e do râguebi.

    ResponderEliminar