segunda-feira, 20 de setembro de 2010

As Quintas do Estádio Nacional - A Quinta das Biscoiteiras



A Quinta das Biscoiteiras está classificada no Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras como edifício representativo da tecnologia construtiva da época (EC).


Trata-se dum conjunto edificado que sofreu várias transformações ao longo do tempo, estando os edifícios mais antigos algo descaracterizados.


Pensa-se que a construção remonte ao séc. XIX.


Não foi possível encontrar informações fidedignas sobre as origens desta quinta e a sua história. A configuração de dois dos seus edifícios principais remete-nos para os chalets de recreio, para a época de banhos do século XIX, mas não foi possível confirmar esta utilização.


O seu nome, idêntico ao da estrada que lhe fica ao lado, sugere-nos que aí terão sido fabricados biscoitos, mas trata-se duma mera sugestão, que também não foi possível confirmar.


É composta por um pequeno conjunto de edifícios de épocas díspares e que terão tido também funções diferentes. Enquanto alguns nos remetem para uma utilização agrícola e modesta, pela sua construção grosseira e aberturas estreitas, os dois edifícios que ficam mais junto da estrada ainda conservam características de graciosos chalets de veraneio.



Vistos do Vale do Jamor, apresentam-se-nos o que parecem ser três ou quatro edifícios diferentes. O que se situa num plano mais baixo é uma construção atarracada, de paredes grossas e aberturas relativamente pequenas. Está sustentado por contrafortes.


Os edifícios do plano junto à estrada têm características mais requintadas. O primeiro, para quem vem de Linda-a-Velha, é um gracioso pequeno chalet em branco e verde, com janelas de trapeira no sótão e cantaria de pedra nas janelas e portas.


O seguinte, é um edifício bastante maior, mas com características semelhantes. Também está pintado de branco e verde e tem janelas de trapeira e cantaria de pedra nas janelas e portas. Tem ainda dois varandins em ferro no fachada norte.


Uma parte dos terrenos ainda são cultivados e ainda é possível ver os antigos terraços de cultivo, sustentados por muros de pedra sobreposta.





1 comentário:

  1. A Quinta das Biscoiteira foi propriedade de Francisco José Vitorino e passou para o seu filho Manuel Ventura Vitorino. A quinta veio a ser expropriada pelo Estado Novo.

    ResponderEliminar